Gabarito Extraoficial Concurso Brigada Militar RS (PM RS) 2017/2018 FUNDATEC



Acompanhe a divulgação do gabarito da Brigada Militar RS (PM RS) 2017 concurso público organizado pela FUNDATEC.


A Polícia Militar do Rio Grande do Sul (Concurso Brigada Militar PM RS 2017). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 30 de outubro, serão oferecidas nada menos que 4.100 vagas de Praça de Polícia Ostensiva – Soldado de 1ª Classe – QPM-1 – carreira de nível médio. A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec tem a responsabilidade do certame.

O governador do estado, Ivo Sartori, falou sobre a abertura do certame. “O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, disse Sartori. Ainda de acordo com o governador, o concurso da Brigada Militar Polícia Militar/RS 2017 será possível a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como por exemplo, o Projeto de Lei Complementar 243/16.
Requisitos, salários e atribuições de Soldado do Concurso Brigada Militar PM RS 2017

Prepare-se: Apostila Concurso Brigada Militar RS (PM RS) 2018 PDF Download (AQUI)!


Além do nível médio, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o Concurso. Além disso, são requisitos: possuir a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino; ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir dentro do prazo de validade, que lhe permita conduzir veículo automotor durante o Curso de Formação Básica Policial Militar, classificada no mínimo na Categoria “B”, até o dia previsto em Edital para a entrega da documentação quando formalizada a Posse/Inclusão na Brigada Militar.

O salário de Soldado da Brigada Militar equivale ao valor de R$ 3.760,54 (três mil setecentos e sessenta reais e cinqüenta e quatro centavos), e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Policial Militar, no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas. Durante o Curso que lhe dará a Qualificação Policial Militar (QPM), o Soldado de 1ª Classe poderá ficar alojado, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento Interno das Escolas de Formação e outras normas da Brigada Militar.


São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de Soldado de 1ª Classe – Carreira de Nível Médio, entre outras previstas em Lei, executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
Inscrição Concurso Brigada Militar PM RS 2017

As inscrições do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão realizadas entre 31 de outubro e 20 de novembro de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (www.fundatec.org.br). A taxa de inscrição custará R$80,00. O pagamento poderá ser feito até 21 de novembro de 2017.
Etapas do Concurso Brigada Militar PM RS 2017

O concurso será composto de 04 (quatro) fases:

1ª Fase – Exame Intelectual;

2ª Fase – Exame de Saúde;

3ª Fase – Exame de Capacitação Física;

4ª Fase – Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias: 1ª Etapa – Testagem Coletiva; 2ª Etapa – Entrevista Individual.
Provas do Concurso Brigada Militar PM RS 2017

As provas do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão aplicadas no dia 17 de dezembro de 2017, nas cidades de Porto Alegre e/ou Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, na data, horário e local a serem divulgados através de Edital ou Aviso, publicado no Diário Oficial do Estado, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data da prova.

A prova será de de caráter classificatório e eliminatório, com 50 (cinqüenta) questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Direitos Humanos e Cidadania (05), Legislação Específica (10), Conhecimentos Gerais (10) e Informática (05). Cada questão terá valor de 2,0 pontos. O candidato deverá assinalar suas respostas na Grade de Respostas com caneta esferográfica de material transparente, com tinta de cor azul ou preta, preferencialmente de ponta grossa. O preenchimento da grade de respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de acordo com as instruções específicas contidas neste Edital, na prova e na grade de respostas.

Informe-se: Concurso Brigada Militar RS (PM RS) 2018: Confira informações da seleção do próximo ano! (NOVIDADES AQUI)!


Serão considerados aprovados nesta Fase os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos no somatório das matérias e no mínimo 01 (um) acerto em cada uma. Os candidatos que não atingirem esta pontuação estarão automaticamente eliminados do Concurso.
Conteúdo Programático do Concurso da Brigada Militar PM RS 2017

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

PROVA DE MATEMÁTICA: 1. Conjuntos e Subconjuntos: operações e problemas com conjuntos. 2. Conjuntos Numéricos: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) propriedades das operações, múltiplos e divisores, números primos, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum. 3. Razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Sistema de Medidas: comprimento, capacidade, massa e tempo (unidades, transformação de unidades), sistema monetário brasileiro. 4. Calculo algébrico: Monômios e polinômios 5. Triangulo retângulo: Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras e suas aplicações Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 25 6. Funções: Ideia de função, interpretação de gráficos, domínio e imagem, função do 1º grau, função do 2º grau, função exponencial e logarítmica – valor de máximo e mínimo de uma função do 2º grau. 7. Equações de 1º e 2º graus, equação exponencial. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas. 8. Trigonometria: Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Funções circulares. Relações, identidades e equações trigonométricas. 9. Geometria Plana: cálculo de área e perímetro de polígonos. Circunferência e Círculo: comprimento da circunferência, área do círculo. 10. Geometria Espacial – cálculo da área e do volume dos sólidos geométricos. 11. Matemática Financeira: porcentagem, juro simples e compostos. 12. Análise Combinatória e Probabilidade. 13. Progressões: Sequências numéricas, progressão aritmética e geométrica. 14. Aplicação dos conteúdos acima listados em resolução de problemas

PROVA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: 1) Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil. 2) Direitos e Garantias Fundamentais na República Federativa do Brasil. 3) Defesa do Estado e das Instituições Democráticas na República Federativa do Brasil. 4) Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública na Constituição da República Federativa do Brasil. 5) Direitos Humanos. Conceitos. Dimensões ou gerações. Direito Positivo e Direito Natural. Histórico. Documentos internacionais históricos. 6) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). 7) OEA e proteção aos direitos humanos. Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem. Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969) – Pacto de San Jose da Costa Rica. 8) Abuso de autoridade (Lei n.º 4.898/65). 9) Tortura (Lei n.º 9.455/97 e Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura). 10) Uso de algemas (Enunciado n.º 11 da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal).

PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PROGRAMA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. artigos 1º a 5º; 37 e 38; 42 a 50; 142 a 144. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. artigos 1º a 7º; 46 a 48; 124 a 132. LEI FEDERAL nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha. LEI FEDERAL nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. LEI COMPLEMENTAR nº 10.990, de 18 de agosto de 1997 – Estatuto dos Servidores Militares LEI COMPLEMENTAR nº 10.991, de 18 de agosto de 1997 – Lei de Organização Básica da Brigada Militar LEI COMPLEMENTAR nº 10.992, de 18 de agosto de 1997 – Plano de Carreira dos Servidores Militares LEI ESTADUAL nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial. Decreto nº 43.245, de 19 de julho de 2004 – Regulamento Disciplinar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 27.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS PROGRAMA: Tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia. Atualidades nacionais, estaduais ou locais. REFERÊNCIAS: Jornais, revistas, rádio e televisão.

PROVA DE INFORMÁTICA: 1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8:(1) Área de Trabalho (Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, Programas Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os Programas, Pesquisar Programas e arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, teclas de atalho, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas e do menu Iniciar e Gerenciador de tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar programas e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse. (3) Janelas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas, Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas, programas e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.; e (5) identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos. 2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2013:(1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, teclas de atalho, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) saber identificar as configurações e configurar as Opções do Word; e (5) saber usar a Ajuda. 3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2013: (1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, teclas de atalho, guias, grupos e botões; (2) Elementos : definir e identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3) Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de células; e (5) Ajuda : saber usar a Ajuda. 4. Firefox versão atualizada:(1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal do Firefox;(2) identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Ferramentas, teclas de atalho, Favoritos, Barra de Comandos e Barra de Status; (3) identificar e usar as funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Histórico, Favoritos, Ferramentas e Ajuda. 5. Google Chrome versão atualizada:1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal, teclas de atalho; (2) identificar e saber usar todas as funcionalidades do Google Chrome.

Convocações do Concurso Brigada Militar PM RS 2017


A 1ª Fase – Exame Intelectual é de caráter classificatório e eliminatório, as demais Fases são de caráter eliminatório.

Informe-se: Concurso Brigada Militar RS (PM RS) 2018: Confira informações da seleção do próximo ano! (NOVIDADES AQUI)!


Para a 2ª Fase – Exame de Saúde serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase – Exame Intelectual até a classificação 8.000 (oito mil), considerando os critérios de desempate definidos no item 8.1.2.4 e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.

Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 8.000 (oito mil) primeiros candidatos.

Para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física serão convocados os candidatos APTOS na 2ª Fase – Exame de Saúde.

Para a 4ª Fase – Exame Psicológico serão convocados os primeiros 6.500 (seis mil e quinhentos) candidatos considerados APTOS na 3ª Fase – Exame de Capacitação Física. Será respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.

Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 6.500 (seis mil e quinhentos) primeiros candidatos.
Edital Concurso Brigada Militar PM RS 2017


Sobre o Teste de Aptidão Física – TAF do Concurso da Brigada Militar PM RS

Para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física serão convocados os candidatos aprovados na 2ª Fase – Exame de Saúde; Os candidatos aprovados na 2ª Fase – Exame de Saúde serão convocados para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física por ordem crescente de classificação, devendo comparecer ao local de realização do exame, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para o início do mesmo, com documento de identidade válido e em bom estado, com foto;

O Exame de Capacitação Fisica será filmado como forma de comprovação dos procedimentos realizados, cabendo somente à Brigada Militar a gestão das imagens reproduzidas. Este Exame tem caráter eliminatório e será realizado pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM) que avaliará as condições físicas do candidato, através de exercícios e respectivos índices mínimos exigidos, conforme abaixo transcrito, cuja descrição pormenorizada se encontra no Anexo III deste Edital:

Para candidatos do sexo masculino: 03 flexões de barra, 35 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.400 metros em 12 minutos; Para candidatas do sexo feminino: 10 apoios do tipo feminino (joelhos apoiados no solo), 30 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.000 metros em 12 minutos;

Os candidatos que não realizarem o respectivo índice mínimo em quaisquer dos exercícios constantes no edital, serão considerados INAPTOS no Exame de Capacitação Física e eliminados do Concurso. 8.3.7 Será eliminado do Concurso, mediante Termo de Infração, o candidato que: Comportar-se de forma descortês para com qualquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridades presentes; Utilizar-se de equipamentos não permitidos, surpreendido, em ato flagrante, durante a realização do Exame de Capacitação Física; Utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos, durante sua realização; Para a realização do Exame de Capacitação Física, o candidato deverá apresentar-se no local, na data e no horário que lhe forem designados, trajando calção e/ou abrigo, camiseta e tênis, não sendo permitida a realização do Exame para os candidatos que não se apresentarem assim vestidos, causando sua eliminação.

Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato, ou de pessoas estranhas ao Concurso, nas dependências do local onde for realizado o Exame de Capacitação Física; Os pareceres da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM), serão registrados sob a seguinte Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 16 forma: APTO, INAPTO ou AUSENTE, consignados em Ata de Capacitação Física (individual) e Planilha de Avaliação Física, devidamente assinadas e carimbadas pelo Avaliador e Presidente da Comissão, com os Resultados obtidos nos exercícios e sem rasuras;

Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas que impossibilitem o candidato de se submeter aos exames ou de neles prosseguir, ou que lhe diminuam a capacidade físico-orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado, ou novo exame pelos examinadores ou pela Comissão de Concurso. Em razão de condições climáticas, a critério da banca examinadora, o Exame de Capacitação Física poderá ser cancelado ou interrompido, acarretando o adiamento da prova para nova data, estipulada e divulgada através de edital.

Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado. O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência ou atraso. O não comparecimento à prova, no horário determinado em Edital, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência e resultará na eliminação do Concurso. Não será aplicada prova fora do dia, horário e local designados em Edital. Caso o candidato queira desistir de realizar o Exame de Capacitação Física, após haver assinado a Lista de Presença, este fato deverá ser lavrado em ata e o candidato deverá assiná-la, restando eliminado do certame. A COPPAFI/BM e a Comissão dos Concursos ficam isentas de qualquer responsabilidade em decorrência de acidente que possa vir a sofrer o candidato durante ou após a realização dos testes da Prova de Capacitação Física.
Último Concurso da Brigada Militar PM RS

O último concurso da corporação aconteceu em 2014, quando contou com 1.600 vagas para o cargo de Soldado. Na época, os concurso foi composto por exame intelectual (prova objetiva), exames de saúde, capacitação física, psicológico e curso de formação.

A prova objetiva contou com 50 questões, totalizando 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deviam atingir pelo menos 50 pontos para serem aprovados, e, no mínimo, um acerto em cada matéria.

Prepare-se: Apostila Concurso  Brigada Militar RS (PM RS) 2018 PDF Download (AQUI)!


Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público


É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!



Serviço


Lista de Aprovados – Aqui
Gabarito do Concurso Aqui
Resultado Divulgado – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog
SHARE

About Acessense

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário