Gabarito das Provas Encceja 2017





As inscrições do Encceja 2017 já passaram e as provas estão chegando. Chegou a hora de você tirar todas as suas dúvidas sobre o que é o exame, como se inscrever, quais são as datas, como acessar o cartão de confirmação com o local da prova e mais! Leia a seguir um guia com as 14 dúvidas mais comuns sobre o Encceja e deixe nos comentários se tiver mais alguma.

1. O que é o Encceja?


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto (Encceja) é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

O Inep descreve o Encceja como: “um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.”

2. Como faço a inscrição do Encceja 2017?


As inscrições do Encceja 2017 nacional estão previstas para começarem no dia 7 de Agosto e terminarem no dia 18 de Agosto. As inscrições do Encceja 2017 que será realizado no exterior já estão abertas através do site do Inep. Você pode realizar sua inscrição para o Encceja exterior até o dia 17 de Julho. Lembre-se que no momento da inscrição você precisa definir se deseja tirar a certificação para o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.


3. Quais provas devo escolher na inscrição?


Depende. É preciso ter proficiência em todas as quatro áreas do conhecimento para conseguir emitir o certificado de conclusão. Essa proficiência é atestada por um documento chamado de certificado parcial de proficiência.

Os participantes que já fizeram o Enem ou Enceeja e obtiveram o certificado parcial não precisam selecionar todas as provas, apenas as áreas em que não tiveram a nota mínima para a certificação. Caso contrário, devem selecionar todas as quatro provas durante a inscrição.

Acesse a portaria Inep nº 179, de 28 de abril de 2014, para detalhes sobre a proficiência parcial.

4. Como saber o local da prova?


Durante a inscrição, o participante precisa escolher a unidade da federação (UF) e a secretaria da instituição certificadora. Esse é o local que irá emitir os certificados de conclusão (Ensino Fundamental, Ensino Médio e parcial). Não confunda com o lugar onde irá fazer a prova.

O local de prova será disponibilizado junto com o cartão de confirmação na página do participante do Encceja no site do Inep.

O MEC (Ministério da Educação) não informou a data que o local estará disponível. Todos ficamos ansiosos para saber a localização o quanto antes e nos planejarmos. Mas infelizmente nem o edital, nem a central de atendimento informaram quando ele estará disponível por enquanto.

A orientação oficial é prestar atenção às novidades no Portal do Inep. Imaginamos que a divulgação será feita cerca de 15 dias antes do dia do exame, porém não há informação oficial.
Como faz para alterar o local de prova?

A localização da aplicação é definida automaticamente pelo Inep com base no endereço da residência do participante.

Por isso, não dá para alterar a região onde irá fazer a prova. Mas é possível informar outro endereço durante o período de inscrições, que geralmente é entre julho e agosto.

5. Ainda consigo tirar o certificado pelo Enem?


Não. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serviu também para tirar o certificado de conclusão do ensino médio até edição de 2016. A partir de 2017 apenas o Encceja realiza a certificação.

6. Quem pode fazer o Encceja? Tem algum requisito?


Depende do tipo de certificação que você quer tirar. Caso você queira a certificação do Ensino Fundamental você precisa ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova. Para a certificação do Ensino Médio, você precisa ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

7. Como são as provas?


O exame tem provas diferentes para a certificação. A prova do ensino fundamental tem quatro cadernos com 30 questões de múltipla escolha cada: 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; 2 – Matemática; 3 – Historia e Geografia; 4 – Ciências Naturais.

Já a prova do Ensino Médio segue uma estrutura parecida com o Enem, mas com a diferença que em cada caderno são 30 questões de múltipla escolha: 1- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; 2- Matemática e suas Tecnologias; 3- Ciências Humanas e suas Tecnologias; 4- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

8. Quais são as datas importantes?


Encceja Nacional
  • Publicação do edital: 24 de julho
  • Inscrições: 7 a 18 de agosto
  • Aplicação da prova: 19 de novembro
  • Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Exterior

  • Publicação do edital: 30 de junho
  • Inscrições: 3 a 17 de julho
  • Aplicação da prova: 10 de setembro
  • Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

9. Quanto preciso tirar para receber a certificação?


É preciso atingir no mínimo 100 pontos em todas as áreas do conhecimento para tirar os certificados. A proficiência vai de 60 a 180 pontos. Para a área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (do Ensino Médio) ou Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Ensino Fundamental), também é necessário atingir no mínimo cinco (5) na redação. A nota da redação varia de zero a 10.

Os participantes que não tiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.

10. Por que eu deveria fazer o Encceja?


Se você não concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e está finalizando seus estudos depois o Encceja é uma ótima opção! Ao completar o exame e atingir a nota mínima necessária, você recebe uma certificação oficial do governo constando que você concluiu o Ensino Médio ou Fundamental. Muitas empresas podem exigir para certas vagas de trabalho uma determinada certificação de conclusão de estudos. Com o Encceja você pode estudar por conta própria e fazer uma prova só para tentar receber a certificação ao final.

11. O Encceja será realizado para PPL?


Sim! O Encceja será realizado também para as pessoas privadas de liberdade (PPL). Confira as datas específicas:

Encceja Nacional para PPL


  • Publicação do edital: 7 de agosto
  • Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
  • Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
  • Aplicação: 21 e 22 de novembro

Encceja Exterior para PPL


  • Publicação do edital: 30 de junho
  • Inscrições: 3 a 17 de julho
  • Aplicação: 11 a 22 de setembro
  • Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

12. Que horas vai ser a prova do Encceja?


No horário oficial de Brasília, as provas acontecerão de manhã e à tarde. Os portões serão fechados 15 minutos antes do início do exame.

De manhã, serão a partir das 9h, e até as 13h. Os portões abrirão às 8h e fecharão às 8h45.

À tarde, serão das 15h30 às 20h30. Os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15.

Horários para o Ensino Fundamental


No período matutino: (9h-13h):

Prova I: Ciências Naturais
Prova II: História e Geografia.

No turno vespertino (15h30-20h30)

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna,
Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: Matemática.

Horários para o Ensino Médio


No período matutino: (9h-13h):

Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias

No turno vespertino (15h30-20h30)

Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV – Matemática e suas Tecnologias.

Importante: em setembro de 2017, o Inep adiou em uma hora o início das avaliações. O horário informado aqui está atualizado 😉.

13. Quando será disponibilizado o resultado?


Essa informação ainda não foi disponibilizada pelo Inep. Entretanto, já foi confirmado pelo instituto que os resultados serão divulgados através da internet, na página do participante. É provável que o calendário dos resultados seja parecido com o do Enem, com a divulgação no primeiro semestre de 2018. Atualizaremos aqui assim que essa informação for divulgada. Você pode acompanhar todas as notícias através da página oficial do MEC.

14. Como posso estudar para o Encceja?


A estrutura da prova do exame é baseada na base nacional curricular, ou seja, é bastante parecida com os conteúdos que são ensinados no ensino fundamental e médio. Caso você esteja buscando a certificação do Ensino Médio, uma boa opção é estudar através do Plano de Estudos do Geekie Games. Como a prova é parecida com o Enem, os conteúdos são extremamente parecidos. Com o Geekie Games você tem acesso a um plano de estudos com vídeoaulas, exercícios e resumos que cobrem todo o conteúdo do Ensino Médio.

Se você vai tirar a certificação para o Ensino Fundamental, você pode estudar pelos livros que o Inep oferece para cada uma das áreas do conhecimento. É um ótimo jeito de começar a aprender os conteúdos que podem cair e treinar com alguns exercícios em cada um desses livros. Você pode baixar os livros através dos links a seguir: Matemática; Ciências; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.


Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público


É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!



Serviço


Lista de Aprovados – Aqui
Gabarito do Concurso Aqui
Resultado Divulgado – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog
SHARE

About Acessense

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário